UP Gestão Comercial

Os andaimes são estruturas de caráter provisório montadas em obras, que têm como principal finalidade possibilitar que os trabalhadores realizem serviços em altura, usando os equipamentos e ferramentas necessárias.

Apesar de ser um item muito popular e muito importante no canteiro de obras, você sabia que pode estar perdendo dinheiro com o uso desses itens? Mais precisamente com a montagem deles? Inacreditável, não é mesmo?

Para te ajudar a entender melhor como isso acontece, vamos te contar 5 estratégias para otimizar a montagem de andaimes e aumentar a produtividade de toda a sua obra. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

O que são os andaimes e quais são as suas utilidades em uma obra?

Os andaimes são itens que funcionam como uma plataforma de trabalho para a realização de atividades em altura que sejam provisórias. Eles possibilitam deslocar pessoas ou objetos e itens mais pesados de forma simplificada. 

Essas plataformas podem ser utilizadas tanto interna quanto externamente e não têm motor e nenhuma automatização, sendo itens simples, mas muito úteis. Alguns modelos de andaime contam com rodízios, que facilitam a movimentação. Geralmente, são confeccionados em aço e alumínio.

Além de serem utilizados fortemente no setor da construção civil, os andaimes também são muito utilizados nas indústrias. Existem dois principais tipos, os andaimes tubulares e os andaimes plataforma, sendo o primeiro modelo mais usado nas obras civis, enquanto o segundo é mais utilizado nas empresas e corporações.

O uso dos andaimes tubulares oferece uma alternativa muito prática e segura nos canteiros de obra e toda essa praticidade faz com que atividades em superfícies altas ocorram de forma muito mais produtiva e cômoda.

Quais são os benefícios de usar andaimes?

Quando se pensa na utilização de andaimes, as palavras que mais surgem na mente são produtividade e segurança. 

Usar andaimes nas obras acelera muito o andamento e a conclusão do projeto, isso porque ele possibilita praticidade no deslocamento, armazenamento de materiais e facilita a execução dos mais diversos trabalhos, já que um colaborador que se sente seguro performa muito melhor suas atividades.

Segurança também é uma peça-chave quando se pensa no uso de andaimes, especialmente os do tipo tubular, tendo em vista que sua estrutura é pensada para não se deteriorar com facilidade, garantindo que o equipamento permaneça estável e nas melhores condições.

Mas é importante ressaltar que é necessário haver cautela para trabalhar com os andaimes, já que toda atividade em altura oferece riscos e demanda uma atenção maior. 

Para prevenir qualquer tipo de acidente, a principal indicação é seguir à risca todas as recomendações do fabricante durante a montagem do andaime, respeitando variáveis, como recomendação de altura máxima, superfície de montagem e alocação do equipamento e peso máximo suportado. Também tem outros detalhes, como respeito aos travamentos exigidos, oferecendo total estabilidade e segurança ao trabalhador que está lidando com o andaime.

Qual é o tempo para a montagem de um andaime?

Os benefícios do uso de um andaime são enormes, mas, como foi citado anteriormente, em questão de produtividade e economia ele pode surtir um efeito contrário e muito dinheiro pode ser desperdiçado, caso ele seja utilizado incorretamente. 

Isso acontece porque o tempo de montagem dos andaimes pode ser aliado ou inimigo. Isso não quer dizer que ele precisa ser montado o mais rápido possível e sem nenhuma atenção aos cuidados que citamos anteriormente, mas, sim, que o tempo deve ser otimizado para o serviço ser realizado com qualidade e rapidez, diminuindo o tempo de manutenção. 

Para fazer a otimização do tempo, é necessário alguns pontos muito relevantes, como organização de todo o material necessário para o serviço, disponibilidade de profissionais qualificados e experientes, além de montagem de toda a estrutura e aparatos necessários para o uso final do andaime.

Como otimizar a montagem dos andaimes e aumentar a produtividade?

Com a evolução da fabricação dos andaimes, a forma de montagem também foi muito otimizada, o que permitiu maior eficiência nos canteiros de obras. Mas, para isso, é importante traçar estratégias para otimizar a forma, o tempo de montagem e potencializar, consequentemente, a produtividade e reduzir os custos, uso de recursos e qualquer outro desperdício.

Estratégia 1: planejamento da obra

Assim sendo, um dos primeiros passos para utilizar os andaimes de forma otimizada e ver o sucesso e aceleramento de sua obra, é realizar um bom planejamento. Essa é a etapa onde serão definidas diversas variáveis básicas para entender o andamento e a mensuração correta do projeto.

Nesse momento é que se define quantos andaimes serão utilizados, quantos dias serão necessários de uso, em que parte da obra eles serão alocados, o tipo de andaime mais indicado para a situação, entre outros detalhes. 

Estratégia 2: organizar a montagem dos andaimes

Em seguida, organizar a montagem dos andaimes é uma estratégia fundamental. Isso porque, por mais que algumas pessoas não saibam, para utilizar determinados modelos de andaime é necessária a elaboração de um projeto específico para a montagem. 

Em casos específicos, é ainda preciso apresentar uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). O ideal é que tudo isso esteja pronto no momento de finalizar o aluguel do andaime.

Estratégia 3: realizar um bom orçamento

Realizar um bom orçamento e estudar toda a viabilidade econômica do projeto e do uso dos andaimes é fundamental para a execução tranquila de uma obra, ou seja, para que ela funcione bem e sem grandes surpresas. Entender os benefícios de comprar ou alugar esses itens também é fundamental nesse momento.

Estratégia 4: escolher bons fornecedores

Seja na compra, seja no aluguel, escolher bons fornecedores é fundamental para garantir o uso de andaimes seguros e de qualidade. Além disso, contar com suporte pós-venda e ainda encontrar um bom preço é fundamental nessa etapa, sendo a última antes de colocar o projeto em prática. 

Estratégia 5: adequar a escolha às necessidades do projeto

Juntando todos os pontos, com o desenho do projeto, entendendo as demandas de andaimes, criando um orçamento e escolhendo um bom fornecedor, chega a etapa de finalmente colocar tudo em prática e escolher os andaimes conforme a necessidade do projeto. Tudo isso depende do tipo da sua obra, entre todos os outros detalhes.

Nesse momento, seguir todos os passos para otimizar o tempo na montagem dos andaimes também é fundamental, refletindo diretamente nos resultados da obra. 

Gostou de saber mais sobre esse tema e sobre como otimizar a montagem dos andaimes, itens tão importantes nos canteiros de obra, e aumentar a produtividade do seu projeto? 

Compartilhe com um amigo que precisa se inteirar sobre o tema e acompanhe os outros artigos do blog para sempre se manter atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *